segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Amarilis - beleza natural do campo


A Amarílis é também conhecida como Açucena ou Flor-da-Imperatriz. É uma planta que produz uma flor imponente que atrai todos os olhares. Ideal para quem quer dar um colorido em seu jardim, esta flor pode chegar até 70 centímetros de altura e possui diversas cores como vermelho, laranja, rosa, branco e multicolorido.
É uma planta herbácea, perene, que pode ser multiplicada pela divisão dos bulbos e apresenta apenas uma florada anualmente. Cresce melhor em temperaturas medianas, mas em temperaturas mais baixas a floração é prolongada. Prefere local bem iluminado, com sol direto.
Nas regiões mais quentes do Brasil, recomendamos o plantio no início de outono, para uma floração no outono e inverno. A floração pode durar até 25 dias.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Natureza Verde

Cogumelo venenoso da floresta


Este é um tipo de cogumelo venenoso da floresta (que pode ser encontrado nas pastagens ou em fezes de vacas no período de chuvas).
Chama-se envenenamento por cogumelos aos sintomas resultantes da ingestão de substâncias tóxicas presentes em alguns cogumelos, que podem ir desde distúrbios gastrointestinais leves a alterações no sistema nervoso e até à morte, dependendo da espécie e da quantidade de cogumelos ingerida.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Refrigerante Tubaina

Você se lembra do refrigerante Tubaína?
Fabricado desde 1932 (refrigerante de guaraná, com a cor do caramelo e o sabor do tutti-frutti) fez parte da infância de muitas pessoas, inclusive aqui em Mairi. Foi bastante comercializado nas décadas de 1950/1960, sempre surgindo novas marcas e sabores a depender do fabricante.
Tubaína nada mais é do que um refrigerante popular, ou uma bebida gaseificada extremamente doce e com nome exótico.
A professora Perpétua lembra quando criança, que dentre as várias casas comerciais que vendiam, uma era a “venda” do seu tio Alcindor no Tomba, na década de 60.
Qual é a melhor recordação que você tem de uma boa garrafa de Tubaína?