quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Orquídeas


Orquídeas são todas asplantas que compõem a família Orchidaceae. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. As orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes. Elas encontram muitas formas de reprodução: na natureza, principalmente pela dispersão das sementes mais em cultivo pela divisão de touceiras.
A respeito da enorme variedade de espécies, pouquíssimos são os casos em que se encontrou utilidade comercial para as orquídeas além do uso ornamental. Entre seus poucos usos, o único amplamente difundido é a produção de baunilha a partir dos frutos de algumas espécies do gênero Vanila.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Arco-íris



O arco-íris (também chamado arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva) é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. É um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta. No entanto, a grande maioria das pessoas consegue discernir apenas seis cores.
O mais espetacular arco-íris aparece quando metade do céu ainda está escuro com nuvens de chuva e o observador está em um local com céu claro. O local propício à apreciação do arco-íris é perto de cachoeiras.

domingo, 10 de novembro de 2013

Mandarová do Jasmim


 
Fotografei esta linda e enorme lagarta chamada mandarová do jasmim.
A lagarta desta espécie, na verdade é uma fase da mariposa. Apresentam grande capacidade desfolhadora, sendo comumente encontrada atacando plantas da família dos jasmins. Esta larva possui cores lindas e fortes, imitando uma cobra coral, indicando perigo aos candidatos a predadores. Ao se alimentarem das folhas do jasmim-manga as larvas ingerem um látex produzido pela árvore que pode intoxicar algum predador que se arrisque a comê-las. 
Um pouco sobre Jasmins: a maior produtora de jasmins do mundo é a India, mas a China também é uma grande produtora. Quase todas as espécies possuem flores brancas, mas há algumas de flores amarelas ou rosadas. Seu aroma é adocicado, e é juntamente com a rosa, um dos aromas pilares da perfumaria.

sábado, 9 de novembro de 2013

Estefanote Planta



Nome Científico: Stephanotis floribunda.
Nomes populares: flor-de-noiva, jasmim-de-madagascar.
Descrição: O estefanote é uma trepadeira herbácea volúvel, com seiva leitosa, originária de Madagascar. Possui ramagem ramificada e crescimento moderado. As flores são tubulares, brancas, pequenas e cerosas, e exalam intenso perfume. As folhas são ovais e de um verde-brilhante. Seus galhos podem alcançar 3m ou mais de comprimento. O florescimento ocorre na primavera e verão, mas seu início pode ser afetado por variações climáticas.
Pode ser plantada no chão ou em vaso, desde que o local seja bem iluminado, mas protegido dos raios diretos do sol, nas horas mais quentes do dia.
No chão ou em vasos, necessita de apoio para crescer: grades, colunas, treliças.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Rosa do Deserto



O que é a Rosa do Deserto:
A rosa do deserto, também conhecida como flor do deserto ou lírio-impala , é uma planta originária do Sul da África e da Península Arábica. O seu nome científico é Adenium obesum e faz parte da família Apocynaceae. É uma planta de forma incomum, sendo seu caule espesso e moldável conforme seu crescimento. Possui folhas verdes brilhantes e produz flores exóticas. Pode ser cultivada tanto em solo quanto em vasos. Necessita de polinização manual para sua reprodução, ou então deve-se adotar o método de mudas.
Como são plantas habituadas ao clima do deserto, também se adaptam e se desenvolvem bem em países tropicais.